eKonomia

Gerir melhor o seu dinheiro

Ter o nome no Banco de Portugal : Central de Responsabilidades de Crédito

O Banco de Portugal, por entre outras competências, supervisa as instituições de crédito e as sociedades financeiras. A sua missão é de aumentar a confiança entre os clientes e as entidades financeiras, regulando o mercado, criando regras que visam ao bom funcionamento do sistema financeiro português. Um dos instrumentos do Banco de Portugal para conseguir as suas missões é a Central de Responsabilidades de Crédito, à CRC. Este instrumento permite verificar muito simplesmente se uma pessoa ja contraiu algum crédito, e se têm a capacidade de pagar por um novo crédito. Quando se “têm o nome” no Banco de Portugal, entende-se que a pessoa não pode mais contrair créditos, tendo ficado na “lista negra”.

Antigamente, não havia maneira eficaz para um banco de verificar se alguém que lhe pedisse um crédito estava com dividas. Esta situação provocava muitas vezes situações de sobreendividamento, por vezes muito dificeis de recuperar. Hoje em dia, o Banco de Portugal têm informações centralizadas sobre cada pessoa em particular, permintindo obter muito rapidamente dados sobre a sua capacidade de endividamento, e se pode obter um novo crédito.

Central de Responsabilidades de Crédito

Esta “central” não é mais do que um grande ficheiro, onde cada pessoa que recorre ao crédito é inscrita. Os bancos, as sociedades financeiras transmitem  à Central de Responsabilidades de Crédito as diferentes informações relativas aos créditos contraidos, mas também os incidentes de pagamento. Se tiver o seu nome inscrito na CRC como sendo uma pessoa que não paga os seus créditos, é impossivel depois obter um crédito noutro sitio.

É um ficheiro que protege assim as instituições financeiras, para que não se possa contrair um empréstimo em cada banco que depois não podera ser reembolsado, mas que também protege o particular, contra por vezes a sua propria irresponsabilidade, impedindo-o de contrair empréstimos que não pode pagar e ficando assim em situação de insolvência singular. Todos os bancos e todas as sociedades financeiras consultam os registos do Banco de Portugal antes de concederem um empréstimo, precisamente para verificarem se o futuro cliente pode pagar o que pede.

Resumindo, a Central de Responsabilidades de Crédito reune o conjunto dos créditos de uma pessoa, com os montantes à pagar, os eventuais incidentes de pagamento e processos de insolvência singular, o que provoca automaticamente um alerta em toda a instituição de crédito.

A CRC pode ser assim uma “lista negra” de “maus pagadores”, que têm infelizmente vindo a aumentar nestes ultimos anos, muito por culpa da crise. Os bancos, no momento de fazerem o empréstimo, poucos lhes interessa de saber porque o cliente ficou registado no Banco de Portugal. Não é preciso dizer que foi para pagar um divorcio ou porque alguém ficou doente. O banco, no momento de emprestar dinheiro, vai ver unicamente uma coisa: se o cliente pode pagar todos os meses a sua divida. Estando inscrito no Banco de Portugal, a resposta é “não”.

Felizmente, não se fica logo inscrito no Banco de Portugal logo à primeira prestação não paga. Acidentes pontuais acontecem, e esquecimentos também. Quando é assim, o banco ou a sociedade financeira comunicam primeiro com o cliente, para saberem porque não pagou. Se a situação for regularizada, não ha problemas de maior. Se no entanto, a situação de não pagamento da divida perdurar, por um ou mais meses (a paciência de um banco sendo variavel), o cliente devedor corre o risco evidente de ficar inscrito no Banco de Portugal.

Listagem de Utilizadores de cheque que oferecem Risco, LUR

Existe outra maneira de ficar com o seu nome inscrito na lista negra do Banco de Portugal. Basta passar cheques “em branco”, sem dinheiro no banco para pagar o cheque. Quando um cheque não têm provisão, a pessoa que recebe o cheque sem dinheiro pode pedir a inscrição do “mau pagador” no Banco de Portugal (o banco destinatario do cheque trata geralmente de o fazer). Esta inscrição é feita na LUR, a listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco.

Deste modo, qualquer entidade bancaria pode verificar se um particular ja passou cheques em branco, e assim recusar os cheques para o inscrito no Banco de Portugal. A pessoa que utilizou indevidamente os cheques fica inscrita por 2 anos à LUR, podendo o prazo ir até 6  anos, por decisão do tribunal. Uma pessoa é considerada em falta quando não regulariza no prazo de 30 dias à seguir ao aviso do banco o seu cheque sem provisão.

Consequências de ter o nome no Banco de Portugal

Quando se esta inscrito na CRC, não se pode contrair mais créditos. Também não pode recorrer aos cartões de crédito, devendo utilizar cartões de débito imediato.

Quando se esta inscrito na LUR, fica-se proibido como é obvio de passar cheques. As instituições de crédito ficam informadas deste facto. Mesmo que o cheque sem provisão não tenha relação com o não pagamento de um crédito, as sociedades financeiras ficam alertadas para o facto que o cliente não pode honrar à uma dada altura os seus compromissos, o que não abona em favor do cliente na altura de pedir um empréstimo ao banco. Na teoria, pode sempre obter um crédito se estiver na LUR, mas na pratica é muito mais complicado…

Como saber se têm o nome no Banco de Portugal?

Em principio, a pessoa que ficou com o nome no Banco de Portugal é informada de tal facto. Para confirmar, basta fazer um pedido por escrito ao Banco de Portugal ou então dirigir-se a um balcão de atendimento do Banco de Portugal.

O Banco de Portugal pode assim lhe fornecer um “mapa de responsabilidades de crédito”, onde figura todo o seu historial, os créditos correntes, e os nomes das entidades que provocaram o registo negativo no Banco de Portugal. Este mapa é confidencial, não podendo existir nenhuma empresa ou credor que possa ter acesso ao mapa.

Como ter um crédito estando inscrito no Banco de Portugal?

Existe alguns aldrabões que se encontram na Internet que prometem que conseguem obter um crédito, mesmo estando inscrito no Banco de Portugal. A palavra “aldrabão” não é forte que baste para designar essas pessoas que aproveitam-se da miséria das pessoas. Existe uma unica maneira de obter um crédito em tal condição: não estando inscrito no Banco de Portugal.

Outra solução para obter um crédito quando se têm o nome no Banco de Portugal, é fazer um emprestimo a um particular. Unicamente um particular que conheça bem o caso da pessoa que ficou com o nome no Banco de Portugal pode fazer confiança e emprestar dinheiro apesar de tudo.

Tirar o nome do Banco de Portugal

Para tirar o nome dos registos negativos do Banco de Portugal, nada mais facil, e nada mais dificil: basta pagar as dividas que provocaram o registion no Banco de Portugal. Logo que a entidade bancaria receber o dinheiro, ela têm que comunicar ao Banco de Portugal que o cliente não é devedor. A CRC é actualizada mês à mês. O historico de uma pessoa não é disponibilizado pelo Banco de Portugal às instituições financeiras, que podem unicamente ver os dados mais recentes, o do ultimo mês.

Para “limpar” o nome do Banco de Portugal, o melhor é estabelecer um plano de pagamentos, em acordo com os organismos credores. Esse novo plano de pagamentos, renegociado, vai permitir levantar o registo no Banco de Portugal, mas sera necessario respeitar o plano à risca. Este plano pode permitir por exemplo consolidar créditos, para ter mais tempo para pagar as dividas.

Para tirar o nome da LUR – proibição de passar cheques

Antes de mais, é preciso regularizar todos os cheques em falta. So assim é que pode esperar sair do periodo de 2 anos de inscrição da LUR antes do tempo. Uma vez que todos os cheques estiverem pagos, deve-se pedir ao banco que procedeu à inscrição no Banco de Portugal a remoção da LUR. Se caso não for possivel passar pelo banco, pode-se então ir directamente ao Banco de Portugal para fazer o pedido para não constar da listagem. Para além de provar que todos os cheques foram pagos, precisa ainda de justificar ao banco porque razão precisa de cheques. Não existe outra solução, a não ser a de esperar pelo fim do prazo legal de dois anos.

Na eventualidade de não ser responsavel pelos cheques sem provisão, como por exemplo uma pessoa que fizesse os cheques sem a devida autorização, deve-se provar junto do banco esse facto.

O essencial quando uma pessoa começa a sentir dificuldades financeiras, é não deixar que piore. Nunca fazer um crédito para pagar uma divida! Pensar logo em consolidar os emprestimos, pensar logo em renegociar caso seja possivel os prazos de reembolso. Não existem milagres, infelizmente, para a falta de dinheiro.

156 commentários para “Ter o nome no Banco de Portugal : Central de Responsabilidades de Crédito”

  1. rui costa says:

    boas noite eu foi fiador de uma pessoa de um crédito de um carro essa pessoa deixou de pagar. Agora penhoraram.me o ordenado a minha dúvida e se eu pagando será que eu tenho o meu nome sujo?

  2. Emanuel says:

    boas, a minha situação é diferente neste momento estou na suiça e contraí cá um credito pequeno cerca de 5000€, mas vou voltar a portugal no final do ano, quais as consequências de sair de cá sem liquidar a totalidade do empréstimo? a instituição financeira suíça (gemoney) pode ir a portugal e iniciar um processo em tribunal, etc….??
    Agradeço a resposta, pode não parecer mas a minha intenção é saldar a divida, mas por curiosidade gostaria de saber como funciona.
    Obrigado pela atenção

  3. João Cardoso says:

    Boa noite,

    Tenho varios creditos em meu nome, alguns vou conseguindo pagar( banif e cetelem) outros já não consigo, tais como com o barclays card e cofidis. Já tentei renegociar a prestação com as duas entidades e recusaram. Gostaria de saber o que vai acontecer em relação ao banco de portugal e como proceder nesta situação, posso depois renegociar com o banco de portugal?…
    Gostaria da vossa ajuda.
    Obrigado pela atenção.

  4. Felicia says:

    Boa noite,

    Sou brasileira ,tenho uma empresa em Portugal no meu nome90% e 10% no nome do meu ex marido.Tive que vir embora para o Brasil em agosto e dei baixa na minha gerencia,queria que meu ex colocasse os 90% no nome dele,mas ele nao quis.Brigamos porque ele nao tava pagando os impostos da empresa e tive que vir logo pois tava com medo de ele e a familia dele fazer algo comigo,pois o genro dele é gnr e andarama me ameaçando. o que faço para tira do meu nome.por facor me de uma luz.
    obrigada

  5. Advogado says:

    Para todas as pessoas com medo, como esta senhora “nana” que comentou antes. Ninguém vai preso por dever dinheiro! Se deixou de pagar por dificuldades financeiras ou até porque não quis pagar, não vai preso. Dever dinheiro a alguém ou a um banco não é crime!

  6. José says:

    Tem grandes, grandes vantagens estar nessa lista, mesmo que seja por erro d’algum credor!
    Está visto e comprovado (por mim): recebem mais uma (de muitas) chamadas telefónicas a propor-vos um cartão, serviço ou conta qualquer. Respondem que “o meu nome consta na lista do banco de Portugal” e a conversa acaba imediatamente! Nem perdem mais tempo.
    Outra: pedem-vos, aqueles “amigos” que vocês mal conhecem, para serem fiadores num negócio qualquer, mas, que chatice, vocês têm o nome na lista negra!
    Chato, não é?!
    Obrigado, Banco de Portugal!

  7. JOSE MANUEL says:

    et uma vergonha a mora nao sai fora como na franca so fica 2 o 5 anos como en espanha eu ja tirei todo ou meu dinheiro de portugal deviao fazer igual enquanto for asim

  8. joao carlos aniceto da graça says:

    gostaria de saber se o meu nome já esta limpo, uma vez que já
    liquidei a divida que tinha com o banco Santander tota, eu estava na qualidade de avalista. a divida foi paga em Julho passado. agradecia uma resposta- obrigado

  9. nana says:

    tenho uma divida bancaria na qual já tenho meu ordenado penhorado 1/3,meu marido trab na suiça .ele pode sempre vir a portugal passar férias?se eu tambem emigrar podemos ser presos quando viermos a portugal?agradeco resposta
    obrigado.

  10. Ed says:

    Bom dia! gostaria de saber como proceder no seguinte caso: Eu estou em Áustria e a quase dois anos deixei de pagar o cartão de credito do Millenium….. cartão de 500euros…..o banco nunca me contactou… me mandam extratos mensais o qual respondo os emails perguntando como posso quitar a dívida, mas nunca obtive resposta.passados estes anos eu queria ir pra Portugal….o que vai acontecer?????? também estou com viagem marcada para America do sul, pode acontecer alguma coisa, alguém pode me impedir de embarcar por conta dessa dívida? Aguardo resposta o mais breve possível, obrigado

  11. silvia cardetas de oliveira says:

    como posso saber se o meu nome esta no banco de portugal?

  12. Tanya says:

    Bom dia, vivo no reino unido, em portugal infelizmente so dividas o que esta insustentavel, o que pode acontecer?podem vir ao meu ordenado ca?posso voltar a portugal sem ser presa? Ajude por favor pois nenhum site e esclarecedor.por favor resp para email. Obrigada

  13. leitao says:

    Fiquei com o meu nome nessa lista por não ter pago uma anuidade do cartão de crédito VISA UNIVERSO no valor de 12,50€. Eu tinha mandado cessar esse cartão no ano anterior, no dia 17/DEZ, juntamente com o último pagamento, por cheque. Estranhamente, e sem que o banco o tenha nunca explicado, o cheque e a rescisão apenas chegaram – alegadamente – no dia 9/Jan, depois do início da anuidade. A partir daí, o banco, apesar de todos os faxes, onde se demonstrava detalhadamente os diversos erros do banco que me levaram a optar pela rescisão, entendeu aplicar várias penalizações mensais de 10€, mais juros, até atingir 70€. NUNCA OS PAGAREI! Nem os 12,50€! Portanto, é até uma questão de HONRA, fazer parte dessa lista. Saber-se-á o que significa Honra, hoje em dia?!
    Já remeti exposição ao Banco de Portugal que me remeteu uma resposta nem-nem. Do banco BPI (denominam-no como português, este banco!) dizem que sim senhor, que me retiram da lista se eu juntar todos os documentos e fizer uma exposição. Outra?!
    Pó k#rallo!

  14. Cristiano says:

    Recentemente tive que limpar o meu nome no banco de portugal por que fui para fazer crédito automovel e que não me foi possivel concretizar. Depois de ter liquidado tudo no banco de portugal e esperado 3 meses, fui fazer de novo um novo crédito crédito já com fiador mas não foi aceite de novo depois mesmo de ter pago tudo e não ter problemas no banco de Portugal. Que devo fazer?

  15. Avelino Viegas says:

    Saí de Portugal há 7 anos, deixei uma dívida num banco e agora preciso abrir uma conta para receber a minha pensão. Como posso fazer? e constando dívida vão me apreender a minha pensão? o q posso fazer, pq sem conta não posso receber minha pensão? estou com 74 anos e sem meios de subsistência. Obrigado

  16. CRS says:

    Boa tarde,

    Tenho a informação que o meu nome esta no banco de portugal?
    tenho duas questões onde me posso dirigir, tem que ser mesmo ao banco de portugal, ou por carta? ou existe algum balcao de atendimento na loja do cidadao etc? os nomes de portugal servem para instituições bancarias ou igualmente pagamento por conta bancaria?
    Com os melhores cumprimentos

  17. anonimo says:

    bom dia gostaria de me exclarecerem uma duvida, eu tenho o nome no banco de portugal devido a uma divida do meu ex marido, entretanto ele morreu , como eramos casados, embora estivessemos separados, eu fiquei com essa divida as costas, queria limpar o meu nome do banco de portugal , mas como………. ja pensei em fazer um credito a um particular, para pagar essa divida, e ficar com o nome limpo,gostava que me dessem o nome de um particular de confianca que eu fizesse um emprestimo para pagar essa divida, ou ajudarem me a encontrar uma solucao para o meu problema.

  18. Flavio says:

    Depois de quantos dias após o pagamento total da dívida com uma instituição financeira, o meu nome deixa de constar na lista negra do Banco de Portugal?

  19. amanda ribela says:

    Boa noite, tenho um crédito pessoal e divídas do meu cartão de crédito em portugal quero saber se ao voltar para o Brasil podem penhorar meus bens adquiridos no Brasil e como fica minha situação em P ortugal uma vez que já não resido em Portugal?

  20. Antonio Sousa says:

    Exmos. Srs.

    por ter ficado desempregado deixei de pagar a mensalidade ao banco, no entanto nestes 3 anos que passaram, sempre quis pagar a mesma e propus vários planos de pagamento que eram recusados pelo banco.

    finalmente o banco foi compreensivo e com a ajuda da minha familia, irei fazer o pagamento da divida com o perdão de 50% da mesma, e o banco diz que passa recibo de quitação, no entanto aqui e a falar com conhecidos várias são as pessoas que pagam mas o banco não comunica ao banco de portugal essa mesma quitação, ou seja, a pessoa paga e permanece “marginalizada” como se o banco a quisesse “castigar”.

    como posso e que cuidados devo ter para que isso não aconteça comigo, e para que outros que lerem este comentário saibam como devem fazer.

    solicito a V. Exmas a vossa ajuda atraves de uma resposta ou de uma “dica” que me possa ajudar.

    Atentamente
    Antonio Sousa

  21. Andressa says:

    ola boa tarde, tendo o nome sujo no banco de portugal, isso leva ao conhecimento dos bancos de outro país? Acarreta alguma consequência no meu país? Brasil?
    Obrigada

  22. Isa Bastos says:

    Boa noite. Estou na Suiça desde 1999 e pretendo regressar a portugal no proximo ano.
    Neste momento tenho un restaurante, e estou com muitas dificuldades nos meus pagamentos (impostos, seguros, taxas, etc.) , penso que a insolvência seria a melhor maneira de recomeçar uma outra vida, de regresso a Portugal. Não tenho intençao de contrair créditos ou outros.
    Gostaria de saber se no caso de insolvência a Suiça pode perseguir-me, pois tenho uma casa em meu nome e um apartamento hipotecado ao banco (crédito habitaçao)
    Obrigado pela resposta

  23. antonio dasilva goncalves says:

    gostaria de ter informacao se tenho dividas ja que uma irma minha tinha o meu bi escondido fas tenpo por favor nessesito essa informassao obrigado antessipadamente por esste favor

  24. pedro says:

    Boa tarde
    tenho uma amiga que teve uma divida com uma financeira e que andou em tribunal a juíza decidiu que a minha amiga só tinha que pagar o montante em divida, porque chegaram a um acordo, mas essa financeira contratou um solicitador. Agora este não pagou tudo à minha amiga. Ela com a divida paga ainda continua com o nome no Banco de Portugal e a Juíza decidiu que ele tinha que pagar esse dinheiro que ele já tinha recebido o devido.
    1º Ela ao pagar o Tribunal não devia mandar logo para o banco de Portugal um documento como ela já pagou, porque agora o processo ainda não terminou porque o Srº solicitador que ganham sem fazer nenhum ainda querem mais.
    2º O nome dela só fica limpo quando o processo terminar.
    3º ela já disse ao solicitador que não queria mais dinheiro nenhum.

    muito obrigado.

  25. Liliana says:

    Boa tarde. A minha situação é a seguinte…contrai uma divida por ter ficado desempregada e nao conseguir pagar o cartao de credito da barclays. Entretanto recebi uma carta deles a dizer que me perdoavam 55% da dívida, então fui logo pagar o restante da dívida e tenho os comprovativos comigo. Resultado: ninguém informou nada ao Banco de Portugal…ainda lá tenho o meu nome e os juros têm vindo a aumentar…já fui ao Banco Barclays, lá disseram-me que já não têm o meu processo, pois tinha sido passado para a instituição credora. Liguei para essa mesma instituição dizem que também já não têm o meu processo, pois quando as dividas são pagas, é tudo apagado do sistema automaticamente…mas o que é certo é que o meu nome ainda consta lá na lista negra…O que poderei fazer em relação a isto? Não quero ter que pagar a dívida uma 2ª vez… Obrigado

  26. Raphael says:

    Boa tarde,

    Há uns anos tive um problema com algumas instituições, BPI, COFIDIS, CETELEM, FINICREDITO e BCP. EM 2010 resolvi tudo e tenho tudo pago desde então e a unica coisa que consta no meu mapa de responsabilidades é o credito automovel REGULARIZADO, na finicredito, ou seja, no Banco de Portugal está tudo bem. Acontece que não consigo obter credito em mais lado nenhum, como por exemplo, junto ao banco credibom… O que poderá estar a acontecer? Já passaram 2 anos e meio desde que tenho tudo resolvido e o credito automovel é pago regularmente, até mesmo antes do tempo contratado, e continuo a ser prejudicado. Pode me dar uma ajuda para eu perceber o que devo fazer? Se devo, ou tenho mesmo de me dirigir a algum lado ou instituição que eu não tenha conhecimento para este tipo de situações.

    Obrigado e cumprimentos,
    Raphael

  27. marco says:

    boa tarde,tou pensar em levantar dinheiro de um credito k eu tenho i ir a procura de trabalho para o estrangeiro,tenho dar insolvencia se um crédito não for pago, evidentemente que fica registado no Banco de Portugal.Pergunto, quanto tempo fica o registo?i que problemas e k posso ha vir a ter no futuro?Solicito esclarecimento PF.
    Obrigado

  28. Délio Costa says:

    Boa tarde.
    Eu tive alguns problemas bancários a alguns anos atras uma fiquei sem trabalho mas tambem a alguns anos atras paguei tudo e o gerente do banif(José Cabral) situado na base aerea nº 4 nas lajes ilha terceira nunca deu a informaçao correta ao banco de portugal porque já tenho tudo pago e pedi um credito de 16 mil euros para comprar um carro e foi me recusado, e já a 4 anos que estou numa das impresas mais sólidas de portugal e tenho um ordenado razoavel mas pela informaçao que tem ainda nao posso levantar dinheiro em nenhum banco, mas já paguei tudo á quase 3 anos nao devo nada mas a informaçao nunca foi dada ao banco de portugal, agardecia que me ajudassem a regularizar esta siruaçao uma vez que o gerente do banif (José Cabral) nao a quer regularisar e tenho provas que posso vos enviar.
    Obrigado .
    Melhores cumprimentos.

  29. Délio Costa says:

    Tal como disse acima, estive a saber e o gerente do banif(José Cabral) situado na base das lajes ilha terceira ele nunca mandou a informaçao correta ao banco de portugal e ja tenho tudo pago á uns anos mas continuo sem poder recorrer a creditos bancários agradecia a vosssa ajuda.
    Muito obrigado;
    Melhores cumprimentos.

  30. Délio Costa says:

    Boa tarde.
    Eu a uns anos atras tive alguns problemas bancários porque fiquei sem emprego mas paguei tudo e precisei de um crédito automovel e veio recusado agradecia que me ajudassem limpar o meu nome agradecia ajuda o meu contribuinte é 220341125

  31. Claudio says:

    ola,
    tenho uma duvida.
    o banco pode debitar as comissoes, impostos e juros e deixar a minha conta negative?
    obrigado

  32. Oswaldo says:

    Depois de pagar todas as dívidas e depois das empresas darem o conhecimento ao Banco de Portugal que essa pessoa pagou a dívida. Será que essa pessoa consegue pedir crédito mais tarde por exemplo para comprar um computador?!

  33. Fábio says:

    Actualmente encontro-me a trabalhar, e em tempos o meu nome constou na CRC, mas todas as dividas foram saldadas. Tenho actualmente 1 créditos, com as prestações pagas, sem falhas e a horas, mas ao tentar efectuar um outro crédito em instituições financeiras a resposta é negada. Fui informado também pela Cetelem que o nome constava na CRC.
    Para tirar as dúvidas dirigi-me ao Banco de Portugal e pedi o mapa de responsabilidades. Fui informado que estou com o nome “limpo”.
    Qual será o motivo da recusa? (isto acontece em várias instituições bancarias).

    Obrigado.

  34. Joana says:

    Boa Tarde,
    Tenho uma questão a vos colocar.Não aparecendo as dividas no banco de portugal, uma vez que foram recentemente liquidadas, quantos meses é que são precisos para ficar “limpo” nas instituições financeiras de modo a poder pedir um empréstimo?

    Muito obrigada

  35. antonio da silva GONCALVES says:

    QUERO TER INFORMASSAO SE TENHO DIVIDAS YA QUE NAO SEI ESTIVE FORA UN TENPO NO MEXICO OBRIGADO

  36. Juliana Braz da Silva says:

    Gostaria de saber como faço para pegar emprestimo .
    Aguardo um retorno de voces pelo tel ( 13 ) 91182686 ou ( 13 ) 32994160 .

  37. catarina portugal says:

    ola boa noite .tenho o meu nome no banco de portugal desde 2003 por causa de um credito que nao foi pago.como devo limpar meu nome se isto ja esta em tribunal a anos.obrigado

  38. rui barata says:

    boa tarde…gostaria de saber se tiver uma ou mais dividas no estrangueiro(na europa e no mesmo banco)se esse mesmo banco pode vir retirar-me dinheiro em portugal?qual serao as consequencias que terei em portugal se nao pagar nenhuma dessas dividas?obrigado

  39. carla says:

    Boa noite! Tenho um credito renegociado já ha 3 meses que esteve em incumprimento, no entanto tenho feito o pagamentos normalmente, ms o meu nome continua o bdp. Como resolvo esta questão?

  40. luis machado says:

    ola boa tarde eu gostaria de saber se tenho algum problema no banco de portugal se for possivel… obrigado

  41. clarabella says:

    gostaria de saber se tendo o nome na lista negra no Banco de Portugal se a pessoa pode viajar para estrangeiro e tambem se a pessoa pode adquirir um novo credito dipois de pagar o total de conta em divida ???
    agradco que me respondam via email

  42. pereira says:

    É com muita tristeza que vejo que o Banco de Portugal, assim como o Governo, não responsabilizam os bancos, aquando um cliente com conte crédito habitação, com pagamento ao dia 2 de cada mês, de um dia para o outro , esse cliente, que não tem pagamentos em atraso, mas que vive com muitas dificuldades económicas e com ajuda de terceiros para se alimentar, solicita ao SANTANDER TOTTA, uma alteração do pagamento para o dia 10, justificado, como recebendo pensão social, que cai na conta somente nesse dia e não tendo outra forma de pagamento, cobram-lhe mais de 40 euros mensais, pelo que este banco se nega a colaborar. Preferem que sejam entregues as casas, a maioria, já pagas e mais que pagas. COMO È POSSIVEL?
    Solicito esclarecimento PF.
    Obrigado

  43. antonio da silva goncalves says:

    tenho dividas no meu nome mas nunca usei o cartao estive fora no mexico dez anos y conta no banif banco alguen ussou o cartao serian capaz de darme datos da divida y tanben no nome de yum irmao meu alvaro da silva goncalves obrigado

  44. tiago says:

    boa tarde
    tenho uma divida no banco de portugal ainda nao fui a tribunal nao tenho meios como pagar gostaria de saber o que me pode acontecer em tribunal ja dei tanta volta e nao consigui resolver o problema … no tribunal posso fazer um acordo?

  45. maria says:

    bom dia. Tenho dividas ai em Portugal, mas vivo no Reino Unido, nao e de ma fe que nao as pago e mesmo porque nao tenho meios para isso. Nao tenho dinheiro em Bancos, nao tenho bens ai ou aqui. A casa onde habito aqui e arrendada e mobilia e do senhorio e o pior q nao tenho emprego pois tenho um bebe com 18 meses e nao arranjei vaga na cresche para a por. As dividas foram contraidas quando estava ainda ai e em conjunto com o meu ex marido. Sou casada novamente aqui e sobrevivemos apenas com o salario dele e abonos que aqui o Governo da para o meu bebe. Como nao tenho bens, dinheiro e emprego gostaria de saber o que me pode acontecer e o que devo fazer. Recebi no passado Sabado uma Citacao de Executadode um Agente de Execucao e o valor que la diz e o total que eu e o meu ex marido devemos. E justo que vem toda a quantia para eu pagar? O que devo fazer agora? Como nao tenho como pagar! Por favor ajudem-me! Com urgencia! Obrigada

  46. Bruno says:

    Ola , tenho uma questao , eu deixei caducar o meu passaporte e pretendo ir ao consulado para renovar , o problema ( e o de muitos) e q deixei o pais com dividas a 5 anos , e tenho receio q se cruzarem os dados eu ainda va ter muitos problemas , isso e possivel ?? Peco desculpa pela falte de acentuacao mas o teclado e ingles :) se puder responda para o meu email com urgencia , muito obrigado

  47. maria dias says:

    Gostava se possivel me informassem se tenho cadastro no banco de portugal? tambem porque estou impedida de ter cheques? já tive há anos problemas ainda no tempo do escudo mas todos ficaram resolvidos. não sei porque isto acontece? obg

  48. José Lopes says:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se imediatamente após a renegociação com os Bancos credores, constantes no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, o meu nome deixa de constar de imediato nessa lista, por forma a contrair um novo empréstimo.

    Agradeço a informação

  49. Ana Paula Cunha says:

    Boa noite, gostaria de saber se o meu nome consta ou não nos bancos isto porque no ano passado 2011 a minha morada foi alterada e não recebi cartas por parte da cetelen no qual tinha uma prestação em atraso e eles remeteram ao banco de portugual o meu nome como eu e o meu marido estavamos a renogociar com o nosso banco o nosso credito habitação foi recusado, foi desde desse momento que soube que tinha o nome na lista, ligando para a cetelen quando a senhora me disse que ao pagar a divida o nome sairia da lista realmente já consegui resolver a situação com o nosso banco, mas a pouco tempo fui para fazer um cartão de credito e não foi aceito e neste momento não tenho muitas responsabilidades.
    Se me conseguirem ajudar agradecia.

    Atenciosamente
    Paula Cunha

  50. antonio says:

    sou emigrante a 8 anos no estrangeiro (inglaterra) e tenho uma divida com um banco portugues ( divida esta que foi vendida a uma empresa a 3 anos ), nao pago nada dessa divida desde que emigrei e nao faco intencoes de pagar pois nao faco intencoes de voltar a fazer vida em portugal, porem, gostaria que me informassem, por favor, se caso va de ferias poderei ser preso no aeroporto ou na casa dos meus pais (nada teem nada a haver com a divida) por causa da divida? agradecido pela atencao e resposta para o meu email quando vos for possivel

  51. Maria Rodrigues says:

    Posso abrir uma conta de serviços minimos, estando Insolvente?

  52. maria da conceicao oliveira mendes says:

    em 2005 o pai das minhas filha fez um credito para um carro e disse que tinha de assinar mas eu não sabia e assinei. gostaria de saber como posso limpar o meu nome pois não era casada e tenho a minha conta penhorada estou desempregada e com duas menores a cargo ele trabalha no estrangeiro e não lhe pegam pk.

  53. carla says:

    Boa tarde gostaria de saber se posso abrir uma conta em algum banco com o nome no BP é que eu fui ao Santtander totta e eles disseram que nao pudia abrir conta ,agora que precisava de conta para receber o ordenado o que devo fazer?e podem mesmo nao deixar abrir conta?

  54. katia says:

    olá tenho uma divida de um cartao em portugal consigo fazer outro no barsil? meu nome pode ir para o spc?

  55. Ines says:

    Eu estou em franca e a tres anos deixei de pagar o cartao de credito do banif…..cartao de 500euros…..o banco nunca me contactou…….passados estes tres anos eu queria ir pra portugal….o que vai acontecer??????obrigado pela ajuda…

  56. Clemente Santos says:

    Bom dia,
    a cerca de 24 meses renegociai um credito pessoal,
    faltando ainda 60 meses.
    nao tenho faltado os respectivos pagamentos,no entanto
    me e impossivel pedir qualquer outro tipo de credito visto estar como credito renegociado no
    Banco de Portugal.
    Agradecia que me informasse se ha maneira de resolver a minha situaçao.
    Desde ja agradecidos
    Clemente Santos

  57. vitor roque says:

    Gostaria de ser informado se posso reclamar no Banco de Portugal contra quem, indevidamente,(instituição financeira p. ex.) indevidamente informou o mesmo de incumprimento.

    Victor Roque.

    Obrigado

  58. Carlota G says:

    Conheço um caso de reiterada vigarice e má fé, de uma mulher que, pese embora arguida em vários processos por emissão de cheques sem provisão e declarações falsas, obteve um credito à habitação para compra de andar na baixa de lisboa!

    A dita caloteira apesar de ter dividas por todo o lado, mantém um estilo de vida de quem arrota caviar (mesmo se come carapau)

    Iludiu ou envolveu um director bancário nas suas “artes” e lá está o apartamentosinho com credito habitação !!!!!
    Anda um homem a estudar , para ser economista , a trabalhar para ser director e depois é comido por lorpa por uma profissional…

    A Banca está mesmo mal e o Banco de Portugal parece que anda a dormir

  59. maria says:

    Boa tarde. Por descuido atrasei-me 3 meses com a prestaçao do cartão de crédito. e tal situaçao foi comunicada ao banco de portugal. entretanto regularizei toda a situaçao junto do banco. quanto tempo demora a retirar o meu nome do banco de portugal? Sei que é possível fazer esse pedido antrecipando a retirada do nome com uma declaração de não divida solicitada no banco. nesse caso, quanto tempo demora?
    obrigada

  60. sergio nunes says:

    bom dia gotava de obter uma duvida.tenho um amigo que tem um credito automovel e ele tem pago todas as prestaçoes mas fora da data de pagamento mas nunca passa do propio mes uma ves pagou no mes seguinte fui dito que ia ser comunicado ao baco de portugal mas ele fes o pagamento.queria saber se fica o registo do nome dele no banco nao deixando passar o mes da presaçoa obrigado agradecia resposta o mais breve possivem

  61. paulo says:

    tenho divida com cartao de credito e quero regulariza tudo eu fazendo um acordo com o banco ele podem dividir isso e mesmo fazendo o acordo eles tira o nome do banco de portugal

  62. Sofia Ferreira says:

    Olá tive um crédito numa financeira e durante o ultimo ano de pagamento alterei a forma de pagamento, passando a fazê-lo através de ref.multibanco até que a 3 meses do final do contracto a entidade começou a dizer me que eu tinha dividas para com eles ao que eu mandei os respectivos comprovativos de pagamento mas mesmo assim ignoraram esse facto, passando a ser ameaçada por msg no telm e cartas para comprovar a respectiva situação nunca chegaram, será que posso vir a ter o meu nome sujo por algo que paguei mas a entidade insiste que não?Como posso fazer para a presentar as provas em como paguei?

  63. maria says:

    Boa tarde! tenho o meu nome no banco e portugal já há anos e o que é certo é já tentei negociar com a credora em questão mas entretanto também estavam com problemas e não consegui o fazer. o que gostaria de saber e se me for possível enviar para o mail é se existe um prazo para o nome ficar no banco de portugal ou se realmente terei de me dirigir lá para mesmo já passados uns 8 anos a divida prema-nesse e como a resolver….
    Obrigada pela atenção agradecia resposta o mais breve quanto vos for possível.

  64. Luis says:

    Erros: tendo o adquirente das quotas ACORDADO … reconhecido em NOTÁRIO e ENTREGUE

  65. Luis says:

    Boa tarde
    Eu e minha mulher fomos fiadores de um emprestimo em Outubro contraida pela sociedade que detinhamos, tendo vendido as quotas dias depois, tendo o adquirente das quotas acorado em documento particular reconhecido em njotario e entyregue ao banco em como assumia a responsabilidade por todos os pagamentos das prestações.
    Foram vendidas as quotas porque o gerente do banco afirmou que era uma questao de dias o banco reconhecer a responsabilidade que o aquirente reconheceu.
    Porem, tendo insistido varias vezes, inclusive por email para a central do banco, dizem-me que o processo está em curso, mas o meu n ome ainda la consta como avalista.
    Nao tendo qualquer controle sobre a gestao da firma ou sobre a capacidade gestora do gerente, nao posso assumir uma coisa que me nao pertence. O que posso fazer?
    Obrigado

  66. Isabel says:

    A todas as pessoas que continuam com problemas na obtenção de credito:
    O seu nome pode já pode estar limpo no Banco de Portugal e constar na credinformações. Tem de pedir informação a esta instituição e limpar o registo se tiver, se não nunca mais consegue credito. As instituições de credito tipo cofidis, credibom etc vão ver o registo de credito mal parado á credinformações além do banco de Portugal
    Espero ter podido ajudar.

  67. Mendy says:

    Se uma pessoa tem divida com banco, ele poderia viajar ou nao? tambem se há risco de ser preso? por favor responder-me no meu email. Obrigado

  68. Rafael Ferreira Oliveira says:

    Como posso saber via online se o meu nome consta no ficheiro de Centralização de Risco do Banco de Portugal e respectivas origens ?

  69. numifeno says:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber como redigir uma carta ao BDP para saber a minha situação junto do mesmo.

  70. Alexandra says:

    Boa tarde, eu gostaria de saber se com a actual legislação uma pessoa com dividas ao estado, nomedamente às finanças, pode sair de portugal?
    Obrigada

  71. Rui Cristão says:

    tenho um amigo que ficou desempregado e vai entregar o automóvel á financeira que lhe concedeu crédito.Será que não fica com o nome sujo? e por quanto tempo? E que outras consequências pode sofrer .Ele tem bens em outro país estes podem ser confiscados.

    Obrigado pelos esclarecimentos que me possa dár de forma a o poder ilucidar deste ato.

  72. jorge says:

    boa tarde tenho uma duvida e gostava de saber como resolve-la ja tive o meu nome no banco de portugal mas ja a seis anos k nao tenho creditos e ja fui ao banco de portugal e tenho o nome limpo mas a pouco tempo tentei fazer um credito numa superficie comercial e a quantia nem era muita sensivelmente 500 foi-me negado tendo-me dito k a central rejeitou pk ?onde me posso informar melhor e onde posso tentar resolver o assunto

  73. jorge says:

    A minha pergunta é simples.
    Eu e muita gente em Portugal passa por dificuldades para cumprir com as obrigações de créditos sejam de consumo ou não.

    No meu caso, apenas tenho um credito ainda por liquidar mas renegociado,e, que neste momento atinge pouco mais de trezentos e poucos euros. A minha tendência é inversa aquela que se tem registado. Ao longo cinco anos para cá dos oito créditos que tinha registado no BP apenas tenho o acima mencionado.

    P: É normal uma instituição bancária recusar abertura de uma simples conta bancária porque na analise que fizeram dizia que devia 300 euros e tal…que era politica da instituição não abrir contas com assuntos pendentes no BP
    é legal?
    obrigado

  74. antónio says:

    uma pessoa particular através de uma advogada do bpi ficou a saber de todas as minhas dividas ao bes e outras financeiras, como é isto possivel?

  75. Maria says:

    Boa Tarde, gostaria de saber sendo 2 titular de 1 emprestimo para 1 veiculo e se a pessoa no qual é a titular se deixar de pagar as prestações, o que me vai acontecer?

  76. Jose Ferreira says:

    Boa noite, quero pedir se me podem esclarecer o seguinte, sempre que chega a minha conta um cheque a pagamento e nao tenho la dinheiro o banco cobra-me 20.80 por cada cheque que seja pago com dinheiro que deposito no mesmo dia para pagamento dos cheques. Pergunto se isso é legal.

    Agradeço vossa ajuda

    Ferreira

  77. Sara says:

    Gostaria de saber,como eu nao estou com condiçoes de fazer o pagamento da minha casa,e sei que meu nome vai pro banco de Portugal,gostaria de saber se eu nao comprir o pagamento do credito habitacional se ele tem o direito de cobrar essa divida em outro país ou tomar algum bem meu,se o meu nome fica sujo so aqui em Portugal..obrigado

  78. Marta says:

    Boa tarde tenho o meu nome no banco de portugal gostava de saber se posso abrir uma conta noutro banco e se os banccos mesmo nao me dando credito posso ter acesso ao cartão de debito. Responda-me se faz favor para o meu email

  79. helder marques says:

    tenho o nome limpo no banco de portugal depois de ter pago um credito renegociado e mesmo assim nao me aprovam creditos,porque podera isso acontece r?

  80. Alfredo says:

    Boa noite

    Gostava de saber, se um crédito não for pago, evidentemente que fica registado no Banco de Portugal.Pergunto, quanto tempo fica o registo, isto é , o registo no Banco de Portugal é vitalicio?

  81. catarina carvalho says:

    ola boa tarde tenho um emprestimo de 2.000euros mas e o seguinte tive um problema de saude do qual tenho duas prestaçoes em atraso e o meu nome esta no banco de portugal precisava de 500euros sera k tenho a possibilidade de conseguir?e so para compor as minhas coisas tenho o mail com problemas n esta a funcionar e favor contactar 938867558 sera k e possivel?obrigada

  82. Daniele says:

    Gostaria de saber quanto tempo o nome fica na “lista negra” do banco de portugal?
    Obrigado pela vossa atencao e aguardo resposta.

  83. Morais says:

    Boa tarde gostaria de saber se caso o nome esteja no Banco de Portugal eu posso ter um visto e um passaporte para uma deslocação temporaria ao estrangeiro (1 dia em tanjer) ??

    aguardo uma resposta muito brevemente…obrigado

  84. sonia says:

    Eu gostaria de saber se possivel o historico do meu nome visto ha uns anos a tras o meu ex-marido passou cheques sem provisam e como ainda eramos casados o meu nome tambem aparecia na vossa lista.poderei pedir um emprestimo em meu nome ou nunca mais o posso fazer?…Obrigada pela vossa atencao e aguardo resposta

  85. beatriz braga says:

    Estou com problemas… Vou entrar em incumprimento com pagamentos de empréstimos em atraso…
    quem me ajuda a reestrtuturar as minhas dívidas?

  86. nelson a cerca de 10 anos deixei says:

    ola.a cerca de 10 anos deixei um credito por oagar em portugal ,devido ao desemprego,e vim para a suica.poderei eu abrir conta normal num banco em meu nome,sem que o dinheiro me seja retirado?e credito a habitacao em conjunto com a minha esposa?poderei eu ,a partir da suica,talvez pagar o credito em prestacoes.
    ?obrigado.

  87. Ferreira da Silva says:

    Boa tarde…

    … á uns anos, fiz um crédito para comprar um carro; a situação começou a complicar-se, as mensalidades a não serem pagas, até que vieram buscar o carro e eu tive de romar ao estrangeiro…

    Quantos anos o meu nome ficará na lista negra?…

    Agora que penso em voltar a Portugal, comprar casa, etc. O que devo fazer?…

    Obrigado pela vossa atenção.

  88. alexandra says:

    Eu gostara de ser informada da seguinte situaçao…. Eu estou com o meu nome no Banco de Portugal, neste momento estou residente no estrangeiro, mas por motivos de divorcio decidi que vou para portugal com os meus filhos menores, posso eu abrir uma conta em meu nome num banco normal?
    E começando a trabalhar posso meter o meu salario nessa conta sem correr o risco de o Banco de Portugal me bloquear o salario para saudar a divida?
    Gostaria de obter uma resposta imediata para poder resolver a minha situaçao
    Obrigada

  89. MARIA RITA BRAGA says:

    BOA TARDE

    EU GOSTARIA DE SER INFORMADA DA SEGUINTE SITUAÇÃO…EU TENHO O MEU NOME NO BANCO DE PORTUGAL POR UMA DIVIDA QUE NÃO É MINHA ATRAVES DO BPI..SITUAÇÃO QUE NUNCA ME FOI COMUNICADA PELO BANCO DE PORTUGAL NEM MESMO PELO BPI, NUNA ME PEDIRAM OU MANDARAM ALGUMA CARTA…A DIVIDA JA É DATADA DE DOZE ANOS ATRAS, O NOME CONSTA LA DESDE ( BANCO DE PORTUGAL) 2009, O BPI NOA QUER RESOLVER O CASO COMIGO POIS CONTINUA A DIZER QUE A DIVIDA É MINHA MAS NAO RESPONDE AS MINHAS CARTAS…ESTA DIVIDA NAO É MINHA NO CONTRATO DE CREDITO NEM SEQUER O BI QUE LA CONSTA É O MEU…ELES CONTINUAM A TEIMAR QUE SOU EU QUE TENHO QUE PAGAR POIS DURANTE 15 MESS FOI DESDONTAO DA MINHA CONTA BANCARIA UMA PRESTAÇÃO DA QUAL EU NAO DAVA CONTA POIS NA ALTURA ERA BANCARIA E GANHAVA MUITO DINHEIRO NAO PRECISAVA CONTROLAR E COMO TINHA MAIS CREDITOS NUNCA LIGUEI …OU SEJA ANDEI A PAGAR O QUE NAO ERA MEU…OS DOCUMENTOS FORAM APROVEITADOS DOUTRO CREDITO AO CONSUMO A ASSINAURA NAO É A MINHA, JA FIZ QUEIXA NA POLICIA CONTRA DESCONHECIDOS POR FALSIFICAÇÃO DE ASSINATURA, O TRIBUNAL DE SETUBAL, POIS A EMPRESA DO CREDITO AO CONSUMO ERA EM SETUBAL DIZ QUE EU NAO TENHO PROVAS E O PROCESSO IRIA SER ARQUIVADO, EU NUNCA TVE OS EQUIPAMENTOS QUE CONSTAM DAQUELE CREDITO….O QUE FAÇO PARA TITAR O MEU NOME DA LISTA NEGRA DO BANCO DE PORTUGAL…DESDE DE 2009? GOSTARIA QUE ME PUDESSEM DIZER POR ONDE COMEÇAR POR FAVOR…OBRIGADA

  90. joao correia says:

    boa tarde gostaria de saber se tiver o nome no banco de portugal se posso abrir conta»

  91. Flamarion Andrade says:

    Gostaria de saber quanto tempo o nome pode conter na “lista negra” no Banco de Portugal. se eu não pagar a divida vou ficar com meu nome para sempre no banco de Portugal? obrigado.

  92. iulian says:

    ola,eu tive uma conta no bes que deixei de utilizar mas que ainda tinha algum dinheiro eles cobravam todos os meses a manutençao da conta ate ficar com a conta negativa e ai começaram a cobrar juros sobre saldo negativo.quando eles me chamaram ao balcao ja tinha um saldo de 150€ negativos.eu tive o nome no banco de portugal a pala disso,ja passo mais de um ano,paguei aquele dinheiro logo na altura que nao devia ter pago mas ainda hoje se vou ao meu banco pedir um credito pessoal dizem que nao da poque tive um problema com um outro banco e o meu nome ainda esta no bdp.obrigado

  93. sousa says:

    sai de portugal a 12 anos,e para tras ficaram umas dividas. Gostaria de saber quanto tempo o nome pode conter na “lista negra” no Banco de Portugal. se eu não pagar a divida vou ficar com meu nome para sempre no banco de Portugal? obrigado.

  94. Olinda says:

    Gostaria de saber o que fazer na seguinte situação:
    Tenho uma firma que comprou produtos a uma outra, e paguei com uma letra a 90 dias. Ao fim desse prazo, reformei essa letra com metade em cheque e metade em outra letra, pelo período de 90 dias. Até aqui sei que é legal, mas qual foi o meu espanto, quando cheguei ao fim da reforma e fui pagar o restante parte e fui informada que o meu fornecedor não tinha entregue a reforma no banco dele e que eu estaria já mencionada no Banco de Portugal, por não ter pago a letra inicial.
    Ou seja, o meu fornecedor, meteu o meu cheque de amortização, numa conta qualquer, gastou o dinheiro e não fez a reforma da letra na entidade bancária onde estava.
    Para que o meu bom nome não continuasse manchado e porque o sistema Judicial demora a resolver as coisas, eu fui directamente ao banco do meu fornecedor e paguei a letra na totalidade (ou seja, uma parte até já estava paga), mais todos os juros e custas. Foi-me passado um documento em como tudo tinha liquidado respeitante ao aceite e isto aconteceu já no dia 29 de Março de 2011.
    Acontece que á data de hoje, 6 de Junho de 2011, ainda continuo com este apontamento no Banco de Portugal e dei conta porque pedi cheques para o uso diário da minha empresa, e eles foram recusados por causa desse apontamento.
    Estou numa situação complicada, pois preciso de cheques para pagar os meus fornecimentos, alguns a prazo, mas que não posso adiar a entrega do cheque para pagamento.
    Fui pessoalmente já ao Banco de Portugal e eles deram-me a minha ficha, onde é referido a divida que eu paguei em 29 de Março. Ou seja o Banco que recebeu, não informou o Banco de Portugal e agora mais um Mês, pelo menos vou ter este apontamento.
    Estou desesperada e não sei o que fazer. Alguém me pode dar uma ajuda, explicar o que devo fazer?
    Quanto ao meu fornecedor que me criou estes problemas também já agi Judicialmente.
    Olinda

  95. Junior Rodrigues says:

    Gostaria de saber quanto tempo o nome pode conter na “lista negra” no Banco de Portugal. se eu não pagar a divida vou ficar com meu nome para sempre no banco de Portugal? obrigado.

  96. bruno says:

    BOA tarde se eu tenho uma divida em portugal com bancos eles podem me tirar bens em outro pais?

  97. joao tavares martins says:

    caroa amigos gostaria de ser esclarecido de problemas que tive com cheques e creditos como cartoes de crdito pois tinha varios creditos e cartoes e em 2002 estive 9a 10 meses com problemas de coracao e nao trabalhava e nem sequer recebia baixa pois os meus bancos e instituacos financeiras me processaram e tinha cheques pre datados pois cai numa vala sem fundo mas pouco e pouco ja paguei praticamente tudo cheques emprestimo ao totta cartoes tudo pago e alguns ja ha 2 ou 3 anos e meu nome continua na lista dos maus pagadores e na lurpois os cheques tenho alguns em meu poder que paguei outros uma declaracao que esta tudo pago ao banco tota tiveram de me devolver dinheiro que me descontaram na minha reforma e como tal ainda continuo na lista negra porque se tenho tudo em dia agora e ja la vai tempo chego a caixa me diz venha resolver o seu problema com o totta chego ao totta me diz esta tudo ok e qual e o meu espanto ando no jogo do empurra gostaria de ser esclarecido muito obrigado para meu mai sim cumprimentos

  98. Tavares says:

    Boa tarde gostaria de saber se caso o nome esteja no Banco de Portugal eu posso ter um visto e um passaporte para uma deslocação temporaria ao estrangeiro??

    obrigada agradeço resposta por mail

  99. Rui says:

    como muitos portugueses nestes anos negros, estou desempregado, tenho dividas a pagar ao qual ja me encontro atrasado em 2 meses, como e obvio nao quero falhar as minhas obrigacoes, mas estando desempregado nao fica facil,a minha duvida e, quanto tempo ate o meu nome estar na “lista negra” do BdP

    se me puderem responder para o meu correio agradecia imenso

  100. Nuno Fumega says:

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida.

    No texto referem que não é possível verificar histórico no Lur, mas estou a pedir uma crédito habitação e o banco ligou-me a dizer que não vai poder fazer pois a minha namorada já esteve no Lur. Foi uma situação que aconteceu à anos e logo na mesma hora ela foi junto da delegação regional do banco de Portugal resolver, ao que foi dito que estaria tudo bem.

    Como é que agora acontece isto?
    Se possível respondam via email…Agradecido pela vossa atenção.

Deixar um comentário