eKonomia

Gerir melhor o seu dinheiro

emprestimos entre particulares : credito particular

Os bancos são empresas como as outras, e emprestam dinheiro, fazem créditos, para fazerem lucros. Um banco é assim um intermediário financeiro que custa caro, mas necessário. Para conseguir dar juros ao dinheiro depositado nas suas contas bancárias, o banco tem que cobrar juros mais elevados às pessoas que pedem dinheiro emprestado. A diferença entre os juros cobrados à pessoas que pedem crédito e os juros pagos à pessoas que poupam, para simplificar, corresponde ao lucro, à remuneração do banco pelo serviço prestado. Se um particular pudesse emprestar directamente o seu dinheiro a outro particular, sem passar pelo banco, todos ficariam a ganhar, menos o banco. Só que o empréstimo entre particulares traz dificuldades que é preciso ter em conta.

O crédito entre particulares em Portugal é pouco desenvolvido. O principal obstáculo é sem duvida a ignorância, ou melhor dizendo, a falta de conhecimento sobre essa possibilidade. O segundo obstáculo é a confiança. Se o particular que empresta dinheiro não tem confiança no que pede o empréstimo, se ele não tiver garantias de que será reembolsado, o empréstimo não poderá acontecer. A confiança é a base do crédito, não é ao acaso que “dar crédito” a alguém quer precisamente dizer que lhe damos valor e confiança. A palavra “crédito” deriva do latim “credere”, ou seja, confiança. Como fazer, quando se é particular, para obter garantias de que vamos ser reembolsados? Aqui está o centro da questão, quando se quer fazer um crédito de particular a particular.

Como obter um empréstimo de um particular?

A grande maioria, para não dizer quase a totalidade dos empréstimos entre particulares fazem-se em família ou entre amigos. Empresta-se dinheiro a alguém de conhecido de longa data, a quem se pode fazer confiança. Este tipo de empréstimos fazem-se muitas vezes sem recorrer a qualquer tipo de contrato, só por acordo verbal. Muitas vezes pode haver problemas, quando a pessoa que está em divida não paga o que deve ao seu amigo ou familiar. Por isso, para aumentar a confiança entre as partes, o melhor será sempre de fazer um contrato. E por informação, os cheques pré-datados não servem de nada para fazer um pagamento em várias etapas, já que o banco pode perfeitamente cobrar todos os cheques imediatamente, mesmo se esse for pré-datado.

Como fazer um contrato de dívida?

Em 2010, um contrato escrito é sempre obrigatório quando o empréstimo é superior a 2500 euros. Se o valor for superior aos 25000 euros, a escritura publica tem de ser feita. Para isso, tem que se ir ter com um notário. Para mais segurança no contrato, mesmo que os valores não sejam tão altos, é sempre melhor meter no papel o que se disse por boca, e fazer um reconhecimento de assinaturas no notário. No contrato, escreve-se o nome dos intervenientes, o devedor e o credor, as condições de reembolso, as quantias, e as garantias se for caso disso.

Taxa de usura

Em 2009, uma directiva da União Europeia foi transposta para o direito português. Esta nova lei introduziu o conceito de “usura”. A taxa de usura é uma taxa máxima fixada pelo Banco de Portugal, para além da qual não se pode ir. Um banco não poderá cobrar mais de X por cento de juros para um determinado serviço de crédito. De igual modo, um particular não pode aplicar taxas de juros excessivas, ou poderá ser considerado um agiota!

O Banco de Portugal procede todos os três meses à divulgação dos novos valores da taxa de usura, calculados com base na média do que se pratica no mercado do crédito, acrescido de um terço. Se por exemplo, em média, o crédito automóvel tem um TAEG de 12%, a taxa de usura nesse caso seria de 12% + uma terça parte de 12, o que faz 12% + (12/3) = 16%.Nenhuma instituição de crédito poderá pedir juros acima dos 16%.

Empréstimo com um agiota

É sem duvida a pior das soluções para obter um crédito. Um agiota pratica juros muito altos, e o seu serviço de cobranças, não podendo passar pela legalidade, consiste em partir as pernas do devedor, para falar simples. Por minha parte, prefiro estar na miséria mesmo do que passar por um agiota, que não é nada mais do que a porta de entrada para a máfia…

Empréstimo pessoa à pessoa, crédito peer to peer

No estrangeiro está a desenvolver-se bastante o conceito de crédito P2P, ou crédito peer to peer, de pessoa à pessoa. Nos Estados Unidos, podemos encontrar websites como o Prosper, ou o inglês Zopa. Estes websites não fazem nada mais do que por em contacto os que querem emprestar dinheiro em troca de juros, com os que querem pedir dinheiro emprestado. Só pagam ao website pelo serviço, o que é muito mais barato do que passar pelo banco. É a forma mais desenvolvida de crédito entre particulares. Na nossa vizinha Espanha, já existe um serviço semelhante, o Comunitae. Esta rede espanhola de empréstimos é feita copiando o Prosper americano.

Os investidores podem emprestar dinheiro em “modo automático”, o website fazendo depois o resto com os que querem créditos. Mas existe outra forma de emprestar, de forma mais pessoal: o investidor pode escolher o projecto de uma pessoa, que vai explicar porque quer um empréstimo.

Os websites de crédito de particular a particular ainda não existem em Portugal. Em muitos países, a legislação não permitem o aparecimento de esta nova forma de negócios, o caso espanhol sendo emblemático de um vazio jurídico a esse respeito. O crédito entre particulares pode ter contornos semelhantes ao microcrédito, quando um particular acredita no projecto de alguém e empresta-lhe dinheiro para que possa ir para a frente.

Cuidado com os anúncios de empréstimos de particulares

Existe muitos anúncios na Internet, onde se pode encontrar pessoas que emprestam dinheiro a quem precisar. Geralmente pedem poucas garantias, e podem emprestar muito dinheiro. Encontram-se em sites de classificados portugueses bem conhecidos. Vamos fazer simples: é burla. As pessoas por detrás destes anúncios só querem enganar. Nunca chegam a emprestar dinheiro, existe uma taxa de 0% de pessoas honestas nesses anúncios. Muitos dos “anunciantes” até nem sequer estão em Portugal, mas sim de África, onde muitos jovens passam as tardes a tentar enganar os antigos países colonizadores. Eles acham justo, já que os europeus tiraram-lhes muitas riquezas…

761 commentários para “emprestimos entre particulares : credito particular”

  1. ana Faria says:

    Preciso urgentemente de um emprestimo de 45.000.00 quarenta e cinco mil euros tenho uma conta bancaria fora de Portugal mas apenas posso fazer levantament0 a partir de dia 09 de Dezembro corrente ano se alguem tiver conhecimento de um particular ofereço uma taxa de juros acima da media só mesmo com encontro e converssa a viva voz resposta para este mail! ana faria ff @gmail.com

  2. alexandra manuela says:

    a empresa valor financeiro ou merito parcela sao uns vigairistas burlentos, mentirosos e udo q quiserem chamar. e sempre a mesma pessoa a falar mas de numeros diferentes e depois nao atendemmais os telemoveis.ade ser feita justiça contra estas pessoas.

  3. renato says:

    Minha vida esta um caos mesmo sem rumo
    Estou sem casa e minha namorada esta gravida e andamos muito perdidos.não temos ninguém que nos ajude
    Só pedia apenas 1000euros que já bastava para orientar as nossas vidas e ter palavra certa
    Apenas quero ter uma vida com a pessoa que amo e criarmos o bebe.temo que ninguém me possa ajudar mas vale sempre apena tentar

  4. pedro santos says:

    dou oferta a quem me ajudar commosegundo proponente num empreéstimoque pedi e ajudarei todos aquels que precisem pois aqui existe muitos pedidos de pessoas que nessessitam muito de ajuda o empréstimo que facultei assim que o tiver aqui menciono para poder comprovar que é verdade mas para isso preciso de uma pessoa que me possa ajudar para que eu o possa obrwe e volto a frizar dou oferta no valor de 1000 a 2000 euros a quem me ajudar nota: tudo isro que aqui escrevo é com a máxima urgência e tudo isto é verdade peço-vos porfavor por tudo o que há de mais sagrado neste mundo aqui deixo os meus contactos 913324707 ou 963145196 ficarvos-ei eternamente grato jovem portador de defici^wenciavisual o pedido de financiamento que tenho pedido tem a finalidade de compor uma vida assim como meus projectos e investir em trabalhos inovadores o meu muiro ovrigado termino fazeendo uma pergunta será que ete site já não funciona? exite alguém por aqui a dsar respostas a quem por aqui passa? ou só está no ar? atenciosamente pedro santos

  5. margarida says:

    PESSOAL OUÇAM COM ATENÇAO AQUI NAO HA NINGUEM A AJUDAR NINGUEM…PONHAM ISTO NA CABEÇA,HA E ABUSOS CHANTAJISTAS E PONTO FINAL E ATENÇAO HA PESSOAS QUE SE SERVEM DESTAS DIFICULDADES PARA AS USAREM.CUIDADO!!!.ATE PERSEGUIÇOES E MORTES JA TEM AVIDO.CUIDADO NINGUEM AJUDA JA ANDEI NISTO HA MUITO TEMPO.

  6. António says:

    Olá

    Indiquem-me por favor como obter 40000€ para consolidação de créditos e para limpar o nome do Banco de Portugal.

    Obrigado

  7. VICTOR says:

    PORQUE CONTINUAM VOÇES INSSITINDO EM PEDIR AQUI SO FRAUDES ANGIOTAS SEM ESCRUPULOS NA MERDA DESTE PAIS VÃO FICAR SEM NADA DAS DUAS UMA OU ROUBANOS OU NOS MATAMOS OLHEM OS LADROES DO GOVERNO TODOS Á SOLTA NÃO CONTEM MAIS AS VOSSAS VIDAS LAMENTO DIZER ISTO MAS UM TERREMOTO ALI NÃO ASSEMBLEIA NO BANCO DE PORTUGAL NÃO SE PERDIA NADA ODEIO ESTE PAIS ESTE GOVERNO DEIXEI DE TER ORGULHO EM PORTUGAL SOU MAIS UM QUE ESTÁ A ENTRAR NA PROBEZA

  8. susana says:

    boa noite preciso de 6000€

  9. Paulo says:

    Preciso urgentemente 32000 euros estou a trabalhar na suiça estou fixo na empresa onde trabalho sera que alguem me pode ajudar aguardo resposta obrigado

  10. catia rodrigues says:

    Ja alguem aqui foi ajudado? gostaria de saber o que teem a dizer. obrigado

  11. juarez ramalho says:

    preciso de um empréstimo no valor de 20,000 reais posso dar uma garantia de 50,000 reais podemos registrar a negociação em cartório mas o valor que necessito precisa ser parcelado até 48 meses.

  12. patricia says:

    Boa tarde,

    preciso de empréstimo no valor de 150.000€ a pagar em 30 anos.

    Pode dar-me informações?

    Obrigada

  13. Margarida RSL says:

    Boa noite, por favor preciso de um empréstimo URGENTE de 8 mil euros, não tenho garantias para dar e não pago nada adiantado. Pago as prestações que forem calculadas para 48 meses, Obrigada.

  14. Maria says:

    Boa tarde,

    preciso urgentemente de um empréstimo de €7.500,00 por um ano

  15. teresa says:

    preciso dum credito de 2.000€… é muito urgente

  16. ana says:

    preciso de um emprestimo de 30.000 para pagar outros emprestimos

  17. Vitor M. says:

    Boa tarde.

    Depois de ver tantos comentários como o meu e não ter visto nem um agradecimento a este Website, penso que será uma perda de tempo estas minhas palavras, mas como é costume dizer … a esperança é a última a perder-se.

    Ora bem, estive empregado a recibos verdes até ao final do mês passado, comecei um pequeno negócio que nunca pensei ir dar a nada, mas os pedidos aumentam dia para dia e não tenho fundo suficiente para os pedidos gerados.

    Infelizmente não tenho garantias para oferecer, no entanto estou até disposto a chegar a um acordo por escrito que no caso de incumprimento pela minha parte, a quem me fizer o empréstimo pode ficar com o negócio.

    A quantia é até ridícula mas é a pura das verdades, só necessito 2000 € pago todos os meses com os devidos juros rigorosamente.

    Algum particular ou entidade interessado é favor contatar ao Tlm: 938265878

    Obrigado

  18. Joana Santos says:

    Boa tarte,

    preciso de um empréstimo de 7.500€ tenho trabalho fixo mas como passo recibos verdes os bancos não me emprestam dinheiro, tenho muita urgência neste dinheiro é uma questão se saúde.

    se alguém poder ajudar por favor contacte.

  19. Maria Silva says:

    Alguém já foi ajudado e teve sorte???

    Preciso de 10 000€. Séria Podem ajudar???? Juros razoáveis.

    Urgente

    Cumprimentos

  20. António says:

    Olá…tenho problemas financeiros na banca. Necessito de um empréstimo urgente 35.000€ e apresento a garantia de um imóvel (+/- 100.000€).

  21. Hugo says:

    Á vários meses começei um projeto na area do turismo na cidade do Porto, agora chegou a altura de o pôr em pratica para isso preciso de investidor ou sócio investidor para investir cerca de 500.000 euros o projeto da maneira que está pensado é muito rentavel sendo que o investimento inicial será pago mais ou menos ao fim de um ano.

    Hugo Silva

  22. Ana Silva says:

    preciso da vossa ajuda por favor. preciso de 6000€.

  23. rolando borges says:

    Boa tarde
    preciso de um empréstimo de 10.000€ par saldar dividas

  24. victor salgado says:

    como odeio pais nada presta tudo rouba ninguem ajuda ninguem este governo rouba-nos até ao tutano e ninguem poe cobro a isto

  25. maria lua says:

    entao alguem aqui foi ajudado? se sim digam-me preciso de ajuda tambem.

  26. Ana Lucia Dias says:

    Olá preciso de ajuda de 25 000 euros para me salvar da ruina! Sera que não a ninguém para me ajudar!Sem ser enganada por pessoas desonestas!Se houver alguém que me poder ajudar que me diga 910 467 638

  27. ricardo says:

    Palavras levas o vento , tenho projecto montado e a trabalhar e preciso fundos monetários para expandir, ha condições de pagar empréstimo com condiçoes justas para ambas as partes , se houver condições para expor situação agradeço o contacto obrigado.

  28. Evaristo Cardoso says:

    Olá…preciso de um empréstimo de 10.000 euros, pagando num prazo máximo de 5 anos…acontece que me deixei atrasar com pagamentos a fornecedores e s. social e necessito desta verba para pagar a todos e ficar com um “plafon” suficiente para poder manobrar mais descansada e folgadamente o meu negócio que se inclui no ramo das artes gráficas (tipografia)…
    Tou convicto que desta forma (suave nos pagamentos) não iria ter qualquer dificuldade no pagamento mensal…
    Mais informo que posso dar a tipografia (valor de 50.000 euros no mínimo) e sem qualquer encargo de qualquer espécie…
    Ficando na execpectaiva de uma possível resposta, desde já agradeço a v/ atenção.
    Cumprimentos.

  29. victor emanuel de sa says:

    precisando de 15000 euros para ajudar minha impresa de limpesas e distribuicao para uma estrutura melhor o que me podem surgerir sabendo k em portugal tenho uma pekena divida no banco portugal assunto serio e honeste atenciosamente victor

  30. Maria Costa says:

    Boa noite
    Atualmente enfrento algumas dificuldades financeiras e encontro-me a renegociar créditos contraídos e, consequentemente, tenho nome no BdP. Brevemente preciso de mudar de cidade por razões laborais e necessito urgentemente de 1000- 1500 euros. Não pretendo enfrentar burocracias nem desconfianças pois, apesar da situação que estou a viver, sou uma pessoa séria e com um trabalho regular. Prefiro, pois, obter um empréstimo de um particular- igualmente sério- a juros razoáveis. Haverá alguém interessado?
    Obrigado

  31. Jesus Afonso says:

    Necessito com urgência de um empréstimo de 10.000,00€, dou como garantia a minha casa que tem um valor aproximado de 60.000,00€

  32. edgar costa says:

    necessito de 8000 para pagar um credito pessoal ao barckleiscard. com urgencia. Estou empregado tenho um bom ordenado so que tive uma separacao e fiquei com muitas dificuldades e ja me estou a tentar levantar. mesmo passando fome tenho conseguido cumprir mas como e a unica instituicao que quando ve alguem no chao nao ajuda a erguer . Se alguem me poder ajudar tenho casa com emprestimo e carro que posso dar como garantia. Pois com ajuda consigo me erguer e pagar como e a minha ambicao de vida. tenho passado fome para cumprir. Nao estou a conseguir se alguem me poder ajudar tenho 35 anos .
    obrigado

  33. carlos rui says:

    eu precisa de morrer e matar alguns bandidos deste pais peden-nos ajuda em tudo vao ao traseiro no ordenado e prescisamos e so levamos negas e despreso puta que pariu para este pais so rouba e nem pede nós ainda pedimos

  34. Julio Cesar dos anjos says:

    preciso de um emprestimo par saldar dividas, qual a taxa de abertura de credito?!

  35. maria lua says:

    preciso de 3000€ sera possivel alguem mo facultar? posso pagar 100€ mensais.gostaria de contatar o sr joao ribeiro ja que diz que nos pode ajudar. é urgente. resposta para o mail , obrigado

  36. marco lopes says:

    preciso de 90000€ tenho imovel para garantia se alguem poder ajudar agradeço

  37. Cristina lourenço says:

    Boa tarde, preciso de um emprestimo de 2000 euros com urgencia.
    Fiquei sozinha com duas crinças,tenho contas a acumular e estou numa situação de desespero
    por não conseguir ajuda.
    Se houver algum particular que me possa ajudar por favor entre em contato comigo.
    Obrigado

    Cristina lourenço

  38. Miguel Melo says:

    Necessito de 5000 euros para pagar a minha formação profissional na área da segurança privada.
    Tenho o nome no banco de portugal trabalho mas não faço descontos a minha mulher também trabalha mas desconta pelo ordenado mínimo.

    Gostaria de ser contactado por um particular, assunto serio e honesto.
    Atenciosamente
    Miguel Melo

  39. adriano says:

    precisava de um emprestimo privado de 5000 euros para abrir um cafe…pago juros..

  40. Ana Paula says:

    Boa Tarde

    Sou uma pessoa honesta tenho um emprego estável trabalho num Gabinete de Contabilidade mas estou a atravessar um mau momento e precisava com muita urgência de um empréstimo de 5000.00€ o qual me comprometo a pagar no máximo até 120.00€ por mês se houver alguém que me possa ajudar neste período difícil da minha vida agradeço que entre em contato comigo o mais breve possível e se assim o desejar explicar-lhe-ei qual o motivo desta necessidade.
    O meu sincero obrigado

  41. john says:

    preciso de 40mil euros pago em menos de um ano urgente obrigado

  42. marisa says:

    boa tarde, alguem pode ajudar preciso de umemprestimo de 5000€.

  43. Fábio Freitas says:

    Por favor contactem-me assim que possível de forma a saber mais sobre os vossos serviços. O meu número de telemóvel é 926781168 . Obrigado.

  44. Ricardo says:

    Bom Dia
    Preciso de um crédito urgente de 15.000 quinze mil euros gostaria de saber se consigo mesmo com problemas nao no banco mas com as instituições de crédito a quem eu pedi, queria pagar a essas mesmas instituições e ficar só com um empréstimo se me puderem ajudar eu agradecia.
    Obrigado

  45. tdiana says:

    Preciso de um emprestimo de 3000 euros. Alguém me pode ajudar?

  46. Vanderley Varela says:

    Boa tarde, preciso de 10000 para abertura de um ponto de venda.

    contacte-me para negociações. obrigado

  47. vitor says:

    Boas preciso de 4000.00 euros urgente a quem me poder ajudar nao posso
    Fazer credito ao banco pode contactar 969015599 obrigado

  48. Victor Dias says:

    Gostava que me pudessem ajudar. Necessito de um empréstimo no valor de 1000€, até amanhã. Alguém me pode ajudar? Sou pessoa de bem e cumpridor das minhas obrigações.
    Obrigado.

  49. jose rouxinol says:

    ola estou a precisar urgentemente de 5000€ como tenho um problema no banco nao me emprestao sera que conhese alguem que me possa ajudar 939416429

  50. Veronica Lopes says:

    Presiso de um credito de €3000 a pagar em 6 mese. Tenho trabalho a partir de Maio e posso pagar €500 por mês. pessoa séria que se encontra em dificuldade provisória.
    Obrigada
    veronica

  51. paula says:

    preciso de 15000euros com muita urgencia quem me pode ajudar por favor 939471619

  52. João says:

    Boa tarde.
    Sou de Coimbra, Portugal
    Tenho uma dívida que precisava de pagar com urgência e queria aumentar o negócio próprio, poderia facultar-me um empréstimo de 5.000.00 euros. Poderia pagar em 50 meses? Qual seria o valor mensal?
    Quais as condições necessárias para o empréstimo?
    Sofri recentemente 3 burlas, fiquei sem dinheiro nenhum, até mesmo sem dinheiro para comer, estou completamente desesperado e a precisar de ajuda…pago o juro que for
    Aguardo com urgência,
    Obrigado.
    João

  53. Carla Rebelo says:

    Boa tarde,
    Necessito emprestimo particular no valor de 30.000€ a curto prazo para poder fazer aumento de capital na minha empresa e fazer face a despesas a curto prazo.
    gradeço pf informação urgente.
    Sou séria e honesta.
    Cumprimentos,
    Carla Rebelo

  54. Soraia Ribeiro says:

    Alguem alguma vez obteve alguma resposta aqui?
    Preciso de ajuda mas…..alguem responde?

  55. victor manuel says:

    sr joao deixo aqui meu numero 960381232 se puder falar consigo

  56. vania santos says:

    boa noite.preciso de um emprestimo de 5000 euros para poder reaver a minha casa que e o unico bem que tenho eu e o meu irmao.nossos pais faleceram e uns familiares roubaram nos a nossa casa….alguem credivel e capaz de conceder esse emprestimo por favor mandar msg para o seguinte numero 914784818.se alguem conhecer uma pessoa fiavel e honesta para tal por favor indeque me…obg

  57. Teresa Teixeira says:

    Gostaria de ser contactada, por alguem sério e credivel e que esteja realmente em posição de

    conceder credito a particulares, dentro das normas legais, transparentes e com juros ñ muito altos.

    Já detalharei as minhas necessidades segundo os contactos. Sou uma pessoa seria, trabalho e tenho uma empresa em expansão.

    Agradeço a atenção dispensada.

  58. Maria says:

    Olá boa tarde, eu precisava que me emprestassem 5500 euros no máximo, comecei a trabalhar há muito pouco tempo e vou mudar de cidade, mas não tenho dinheiro suficiente para pagar a renda, porque vou mudar de trabalho.
    Já tentei fazer empréstimo na cetelem, na flexiboom na cofidis e entre vários, e não me emprestam porque o trabalho que tive nao me passavam recibos verdes nem me descontavam.

    Eu tenho até dia 25 para sair de casa dos meus familiares, eu prometo devolver tudo, até mesmo com juros, é muito importante para a minha vida.
    Agradecia a vossa ajuda por favor.
    Maria

  59. ferreira says:

    Preciso de 100.000€. Urgente. Assunto serio. 962701253

  60. mramos says:

    joao ribeiro, pode ajudar como?
    obrigado

  61. Marcelo Sousa says:

    Boas preciso de um empréstimo de 50000 mil euros para liquidar tudo o que eu tenho e ficar só com uma prestação mensal.Aguento pagar até 400 euros mês. Tenho uma casa como garantia que vale 120.000 mil euros. mas como tenho problemas bancários não consigo obter credito.

Deixar um comentário